domingo, 27 de março de 2011

UM POVOADO, UMA SELARIA E UMA FAMÍLIA




"Nova Fiume, um dos mais prósperos e promissores povoados que formam o Município de Lagoa Vermelha, gléba gaúcha que ocupa vasta área territorial de nosso estado..... laboriosa vila, com densa população"
Assim o JORNAL DIÁRIO DA TARDE de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, editado no inicio da década de 40 divulgava em pomposa reportagem sobre este vilarejo que mais tarde transformou-se no município de AGUA SANTA, situado entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha no estado do Rio Grande do Sul. A reportagem teve como motivação "A ELEVAÇÃO DO POVOADO A CATEGORIA DE DISTRITO" o que era "UMA JUSTA E VELHA ASPIRAÇÃO DA LABORIOSA POPULAÇÃO" de Nova Fiume.
Na Foto que ilustra a reportagem está o Sr. GUERINO RINEO BERTOLIN e sua esposa ZILBA PACHECO BERTOLIN (meus avós) com os filhos ALCEU, ALCEU e ALFEU BERTOLIN (no colo - meu Pai).
A Legenda da foto cita que GUERINO BERTOLIN empreendia na área de SELARIA e que muito "VEM CONTRIBUINDO EM PROL DO FLORESCENTE PROGRESSO DA VILA".
Este jornal foi guardado pelos meus avós GUERINO E ZILBA. Em 2003, cerca de 60 após sua publicação, a Querida Vó ZILBA me presenteou com esta raridade para que eu pudesse enriquecer os registros da história da nossa família.
Meu avô GUERINO RINEO BERTOLIN, mudou-se para Santa Catarina na década de 1950, vindo a residir no interior do município de Tangará, na localidade chamada na época de Presidente Vargas, hoje Irakitan, um distrito daquele município. Nesta localidade, meu avô empreendeu sociedade numa loja de secos & molhados, além de uma pequena propriedade para produção agrícola. Nesta mesma época, seu Irmão ERNESTO BERTOLIN, mudou-se para a região Oeste de Santa Catarina, município de Galvão o que anos mais tarde motivou a transferência do Meu avô e demais familiares para aquela cidade.
Na década de 1980, meu tio Altaneu Bertolin foi eleito prefeito de Galvão. NO cemitério desta cidade estão sepultados os meus avós Guerino Rineu Bertolin & Zilba Pacheco. Os restos mortais do meu Tataravô ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN, e dos meus Bisavós ANDRÉ BERTOLIN E GENOVEVA GIACOMIN BERTOLIN também estão neste cemitério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário