sábado, 19 de março de 2011

QUANDO A FAMÍLIA BERTOLIN VEIO PARA SANTA CATARINA

Como já sabemos, desde a chegada dos imigrantes Italianos LORENZO BERTOLIN & MAGDALENA MORESCO, com seus filhos, a família BERTOLIN se estabeleceu no estado do Rio Grande do Sul - na época - na colonia DONA ISABEL, hoje cidade de BENTO GONÇALVES.
Mais tarde, sem precisão de data e motivo, a família se deslocou para a região do município de PASSO FUNDO. Os irmãos ORÁZIO GUISEPPE BERTOLIN e ALEXANDRE BERTOLIN, adquiriram propriedades rurais e estabeleceram-se na localidade de RIO LIGEIRO, entre Passo Fundo e LAGOA VERMELHA, no Rio Grande do Sul.
Meu Bisavô ANDRE BERTOLIN, filho de ORÁZIO GUISEPPE BERTOLIN e SEBASTIANA ALVES MONTEIRO DA SILVA, casou com GENOVEVA GIACOMIN.
Meu Avô GUERINO RINEO BERTOLIN, nasceu em 1911, nesta região. Meu Pai ALFEU BERTOLIN nasceu em 1939 na localidade de AGUA SANTA, hoje municipio.
Mas foi na década de 1950 que a família BERTOLIN, que sempre atuou na agricultura (ORAZIO E ANDRÉ, como já citei em outro artigo, também eram construtores de muros e casas de Pedra), descidiu MIGRAR para o estado vizinho de SANTA CATARINA.
Na primeira tentativa, meu avô GUERINO e um irmão seu, adquiriram uma grande gleba de terra com mais de 2 mil ARAUCARIAS, na localidade de CERRO NEGRO, região de LAGES. Uma sociedade com outra família para instalar uma serraria na propriedade e atuar no ramo da madeira, a partir daquela enorme quantidade de ARAUCARIAS, não foi bem sucedida e meu avô acabou não efetivando a mudança da família e vendeu esta PROPRIEDADE.
Partiram então para nova iniciativa de vir para Santa Catarina, que nesta época vivia o auge do CICLO DA MADEIRA. os Irmãos adquiriram então outra propriedade em 1954 - desta vez menos promissora - próximo a uma localidade chamada de ESPINILHO - entre os municipios de TANGARÁ E CAMPOS NOVOS. Nesta oportunidade, MIGRARAM com as famílias, deixando o estado do RIO GRANDE DO SUL. Meu Pai, chegou em Santa Catarina, nesta época com 14 anos de idade. Portanto lembra bem do que se passou. Viveram nesta localidade por 2 anos.
Em 1956, meu avô, sem muita expectativa com o corte da MADEIRA, vendeu a SERRARIA e em sociedade com outa família, mudou de residencia e de ramo.
Foram morar na localidade de PRESIDENTE VARGAS, hoje IRAKITAN, no municipio de TANGARÁ. Lá empreenderam no comércio de SECOS & MOLHADOS, porém produzindo também na Agricultura. Já no inicio da Década de 1960, meu pai conheceu minha mãe DEOLIDE BRUNETTA. Casaram em 1962, na localidade de PASSO DA FELICIDADE, municipio vizinho de VIDEIRA, onde meu avô materno CLAUDIO BRUNETTA era empreendedor de um moinho de TRIGO, cuja farinha era comercializada sob a marca MOVISA - MOINHOS VIDEIRENSES S.A.

Um comentário:

  1. Ola pessoal, desculpem a falta de acentuacao...e que nao disponho de um teclado em portugues. Olha, acho que tenho noticias sobre o ramo da familia que foi pro Parana...Meu nome e Sandro Bertolin sou nascido em Colombo Parana...Estive em Marostica e descobri sobre meus antepassados. Meu Tataravo se chama Lorenzo Bertolin, porem casado com Maddalena Lunardon. Nao sei suas datas de nascimento, mas sei que meu Bisavo, Angelo Bertolin, nasceu dessa familia em Fevereiro de 1858, casando-se com a idade de 19 anos em janeiro de 1878, com Erminia Mottin, na Igreja Santa Maria Assunta. Dessa uniao vieram os filhos Amadeu, Lorenzo, Giovani, Maddalena e Angela nascidos na Italia. Essa familia emigrou para o Brazil em 1877, ficando na hospedaria do emigrante em Paranagua por uma semana e foram transferidos para a Colonia Antonio Prado, hoje denominada Colombo, no estado do Parana. Meu Avo, Luis Reciere Bertolin, nasceu no Brazil em 1899.

    ResponderExcluir