sábado, 21 de outubro de 2023

III ENCONTRO DA FAMILIA - 145 ANNI DI IMMIGRAZIONE


 Não sabemos o que se passava na cabeça dos nossos patriarcas LORENZO BERTOLIN E MARIA MAGDALENA MORESCO, quando chegaram em Bento Gonçalves-RS, no primeiro semestre de 1878. 

Deixaram para trás pais, primos e avós, que permaneceram em Marostica, Itália.

Na nova pátria, os Bertolin almejavam dias melhores. Prosperar, criar raízes no novo país, gerar filhos e filhas, multiplicar a descendência....  Certamente era isso que sonhavam e lutaram muito para alcançar!

O resultado?

Foi exatamente isso que aconteceu. Já se vão 145 anos, desde que o Lorenzo e Maria resolveram empreender aquela loucura de cruzar o atlântico, assim como milhares de Italianos. Hoje os Bertolin(i) são muitos. Espalhados  pelo Brasil e alguns, mundo a fora.

Em 2018, conseguimos, pela primeira vez, reunir grande parte dessa família, que se encontrou em Bento Gonçalves-RS, para celebrar os 140 anos de imigração.


Agora, em 2023, voltamos a Bento Gonçalves para lembrar que já são 145 anos que nossa família desembarcou no Brasil. Neste quase um século e meio nos multiplicamos e nos entrelaçamos com os Ponticelli, Toaldo, Bertani e tantos outros...

O encontro desse ano aconteceu no dia 14 de Outubro,  no clube São Bento, em Bento Gonçalves-RS. A oportunidade serviu para  encontrarmos alguns que ainda não conhecíamos, inclusive com outros Bertolin descendentes de outro ramo família. Italiano  é assim. Basta uma festa,  Andiamo tutti...  Foi maravilhoso.

Foi  uma oportunidade impar. Relembrar nossa história, conhecer um pouco da história de outras famílias e reencontrar "primos e Primas", "tios e Tias"

A Você, que está lendo esta postagem agora, fica o convite.  Conte-nos um pouco da história da sua família e... programa-se para estar conosco no próximo encontro dos Bertolin(i).

Ps.:  o "i" entre parênteses é para caracterizar a família descendente de REDOVINO BERTOLINI, que foi filho de ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN,  mas que teve  um "i" adicionado no final. Portanto, os descendentes de REDOVINO BERTOLINI não tem parentesco com as famílias BERTOLINI  existente no Brasil, na Itália e em outros países.


a seguir, algumas fotos do III ENCONTRO DA FAMILIA BERTOLIN(I):

















Nenhum comentário:

Postar um comentário