domingo, 25 de setembro de 2011

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE GUERINO RINEO BERTOLIN


No próximo mês de Dezembro, lembramos o centenário de nascimento de GUERINO RINEO BERTOLIN, meu avô.
Guerino nasceu no dia 16 de Dezembro de 1911, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Filho de André Bertolin e Genoveva Giacomin, Guerino Rineu faz parte da segunda geração da família no Brasil. Seu Bisavô LORENZO BERTOLIN imigrou da Itália para o Brasil, em 1878. Naquela época, a Familia BERTOLIN se  juntou a milhares de  outras famílias de imigrantes italianos que chegavam para ajudar a construir uma nova nação. Deixaram para trás familiares e uma Itália que vivia no caos econômico. Sem perspectiva na pátria mãe, partiram para a América. Aqui chegaram dispostos a desbravar e construir um futuro melhor para seus descendentes.
Após chegaram  à Porto Alegre, vindos do Rio de Janeiro, a Família BERTOLIN chegou à serra Gaúcha, na época Colônia Dona Isabel - Hoje município de Bento Gonçalves-RS.

ORÁZIO GUISEPPE BERTOLIN, filho de LORENZO, tinha então 14 anos. Anos mais tarde conheceu SEBASTIANA ALVES MONTEIRO DA SILVA, uma negra esbelta, linda e vaidosa que conquistou o coração do italiano Orázio. Logo se casaram e tiveram 06(seis) filhos. Um deles é ANDRÉ BERTOLIN, meu Bisavô e pai de GUERINO RINEO BERTOLIN.

Uma curiosidade:

GUERINO RINEO BERTOLIN casou com sua prima ZILBA PACHECO, filha de Laudelino Pacheco e Albertina Bertolin. O Enlace foi no dia 15 de Junho de 1935, na  Vila Teixeira, hoje município de Taperaja-RS. Naquela época a Vila Teixeira pertencia ao município de Passo Fundo-RS.

GUERINO E ZILBA tiveram  05 filhos: ALCEU, ALGEU, ALFEU, ALGENES E ALTANEU.
Em 1954, Vô Guerino veio com sua família para Santa Catarina. Era o inicio da emigração dos gaúchos pelo resto do Brasil. Vieram em busca de novas oportunidades na região do Meio Oeste do estado, no ínterior do Município de Tangará. Na década de 60, mudaram para o Sudoeste do Paraná, na cidade de Mariópolis, onde  eu nasci. Poucos anos depois, Vô Guerino e Vó Zilba, voltaram para Santa Catarina, vindo a morar na cidade de Galvão.

Guerino Rineo Bertolin  faleceu com 65 anos de idade,  em 1976, na cidade de Galvão, SC, onde está sepultado.
Na Foto , o vô Guerino, provavelmente em um de seus discursos políticos na cidade de Galvão, uma de suas paixões.

Um comentário: