sábado, 20 de maio de 2017

UM POUCO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA BERTOLIN QUE VIROU BERTOLINI


REDOVINO BERTOLINI foi o filho caçula de ORAZIO GUIUZEPPE BERTOLIN e SEBASTIANA ALVES MONTEIRO DA SILVA, nasceu em Ibiaçá-RS, no dia 28 de agosto de 1902 e Faleceu em 01 de Junho de 1984, na cidade de Bento Gonçalves-RS.

Por razão desconhecida, talvez por erro de grafia  no momento do registro, teve um "i" acrescentado no final do sobrenome, passando a assinar BERTOLINI.

REDOVINO casou na cidade de Bento Gonçalves-RS, com MARIA DONATILIA VALDUGA, no dia 31 de Julho de 1927. O Casal teve 05 Filhos:

- Eugênio Icilio Bertolini,
- Luíza Maria Bertolini,
- Lígia Maria Bertolini,
- Antônio Bertolini e
- Vera Maria Bertolini.


1. Eugênio Icilio Bertolini casou-se com Daly Luiza Benini e tiveram 3 filhos:

- EVERTON BERTOLINI

- LIEGE BERTOLINI

- REGIS BERTOLINI

2. Luíza Maria Bertolini  casou-se com Adyl Luiz Pasin e tiveram 3 filhos:

- BERENICE PASIN

- SILVIO PASIN

- RENATO PASIN

3. Lígia Maria Bertolini casou-se com Antonino Humberto Coscia e tiveram

    3 filhos:

- SILVANA COSCIA

- ROGER COSCIA

- FERNANDO COSCIA

4. Antonio Bertolini casou-se com Alice Terezinha Gazzia e tiveram 3 filhos:

- GIANCARLO BERTOLINI

- MARCELO BERTOLINI

- LUCIANO BERTOLINI

5. A Filha caçula de Redovino e Maria Donatilia, Vera Maria Bertolini casou-se 

com Antonio Luís Comin e tiveram dois filhos:

- Mauren Comin

- Mauricio Comin


Redovino Bertolini não foi criado pelos pais, já que eles se separaram quando
Redovino ainda era Bebe. Quem foi responsável por sua criação foram
parentes, das famílias Grando e Ponticcelli. Desde os seus 10 anos de idade estudou na Escola dos Irmãos franciscanos Jesuítas de São Leopoldo-RS, tendo como percursor o famoso padre João Batista Reus. Por motivos de saúde abandonou então a carreira sacerdotal, porém sempre foi um defensor dos preceitos da religião até o fim de sua vida.

Redovino Foi atleta (em 1919) e presidente do Esporte Clube Esportivo da cidade de Bento Gonçalves no ano de 1934. Trabalhou como bancário por muito tempo no então Banco de Pelotas que já tinha sido o maior do estado e um dos maiores do Brasil, no sistema financeiro sul-rio-grandense e que origem do atual BANRISUL.

Redovino também sempre esteve muito envolvido com a política local, tendo muita influência dentro da prefeitura, porém nunca assumiu cargos oficiais. Teve grande importância como educador na classe escolar em diversas matérias, lecionou desde o Português até o Latim, dando inclusive aulas particulares de Italiano gramatical. Tinha total fluência em Italiano, Latim e Grego.

A trajetória da família REDOVINO BERTOLINI, mistura-se a história do município de Bento Gonçalves por sua importância para a sociedade local.

Redovino Bertolini  exerceu  também  a função de Escrivão de Cartório de Registro Civil .

REDOVINO BERTOLINI
MARIA DONATILIA VALDUGA BERTOLINI

Redovino e Maria, através de seus filhos, tiveram 14 netos, 18 bisnetos, e 3 tataranetos.

O acervo deste Post foi gentilmente enviado pela Neta de Redovino, BERENICE PASIN, a quem registro aqui minha gratidão por esta importante colaboração, onde trouxe relevantes informações para restabelecer parte da história da nossa Família, que as circunstancias do passado separaram, seja pela grafia do Sobrenome, seja pela separação do casal Orazio Guiseppe Bertolin e sua esposa Sebastiana Alves Monteiro da Silva.


Assim Esclarecemos que Todos os Descendentes de REDOVINO BERTOLINI são da mesma origem da família de ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN.

Importante lembrar que não há vinculo parentesco entre o sobrenome BERTOLINI de outras famílias, existente, tanto no BRASIL quanto na ITÁLIA, com a família BERTOLIN.

Nossa família tem Originalmente a grafia BERTOLIN, como se comprova nos registros de casamento de Lorenzo BERTOLIN e MARIA MAGDALENA MORESCO, (os patriarcas que imigraram para o Rio Grande do Sul em 1878) e certidão de batismo de seu filho ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN, ambos efetuados na Itália.



Um comentário:

  1. FAMILIA BERTOLIN...muito emocionada leio as palavras que fizeram parte destes meus últimos dias de pesquisa e lembro que sem o auxilio de pessoas amadas,minhas tias Ligia Coscia e Vera M.Bertolini Comin,nao teria enriquecido o relato.Espero que assim,de pouco em pouco,retalho a retalho,possamos desbravar este passado la tao distante mas que a cada lembrança ,cada descoberta nova,ressurge como se fossemos nos os atuais imigrantes vivendo a saga que eles vivenciaram.Fica aqui minha gratidão a cada um que contribui com cada pedacinho desta linda historia e em especial ao Roberto que nos proporciona todas estas descobertas conjuntamente!Abracos desta remanescente da FAMILIA BERTOLIN,Berenice Bertolini Pasin.

    ResponderExcluir