domingo, 6 de abril de 2014

OS LAÇOS DA FAMÍLIA BERTOLIN COM A FAMÍLIA TOALDO

Dois irmãos. Duas irmãs. Já conhecemos histórias  de situações assim onde  dois irmãos se apaixonam  por duas irmãs.

Esta paixão  em família também aconteceu  com os jovens italianos Victorio e Pedro Toaldo.  Os dois rapazes, filhos de Pedro Toaldo e Anna Cagliari, todos imigrantes italianos, tinham fixado residencia e faziam parte do cotidiano da Colonia DONA ISABEL, hoje município de Bento Gonçalves-RS.
Derepente, os dois ragazzi começaram  a ter um olhar diferente  para duas ragazze, filhas do Sr. Lorenzo Bertolin.

Não deu outra. Deu Namoro.  O rapaz mais velho, VICTORIO TOALDO começou a namorar  LUIGIA BERTOLIN.  E o irmão mais moço,  PEDRO TOALDO seguiu  os passos  do mano mais velho e foi atrás de VICTORIA BERTOLIN, irmã mais nova da LUIGIA.  

Luigia e Victoria Bertolin eram irmãs de  Orázio Guiseppe Bertolin, meu tataravò.

Logo, as familias TOALDO e BERTOLIN  teriam "MOTIVOS" para  uma churrascada. 

Uma não. Duas! 

No dia 16 de Novembro de 1889, as 11 horas da manhã, Na igreja Matriz de Bento Gonçalves-RS,  o então párroco João Menegotto realizava  o matrimonio de VICTORIO TOALDO e LUIGIA BERTOLIN. Ele tinha 23 anos de  idade. Ela um pouco mais, já estava com 27 anos de Idade.

A família de LORENZO BERTOLIN e MAGDALENA MORESCO,  os pais de LUIGIA E VICTORIA, chegaram  ao porto do Rio de janeiro  no dia 26 de janeiro de 1878.  Portanto, na época do casamento já estavam bem acostumados aqui no novo país, haviam chegado, fazia 12 anos.

Mais  alguns meses  e novo CHURRASCO  para reunir as familias TOALDO e  BERTOLIN. 

06 de Julho de 1891, Inverno, 07 Horas da manhã. O  Padre João Menegotto, aguardava os noivos. Os  convidados lotavam mais uma vez a igreja Matriz de Bento Gonçalves-RS. E assim, com a serra gaúcha ainda encoberta de geada,  iniciava a benção matrimonial de PEDRO TOALDO e VICTORIA BERTOLIN. 
Pedro e Victoria, tinham a mesma idade, 23 anos.

Os registros  estão no  livro de casamentos 04, fls 12 e 37 - da Paroquia Santo Antonio de Bento Gonçalves-RS.
                                                             PEDRO TOALDO
VICTORIA BERTOLIN

17 comentários:

  1. Estão entererrados no cemitério de Nova Prata RS Brasil Pietro Toaldo e Victoria Bertolini Toaldo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não temos sua identificação, de quem postou esta informação. De toda forma somos muito gratos por isso. Iremos buscar informaçoes e documentos. Voce é descendente da familia Toaldo?

      Excluir
    2. Olá Roberto, como vai? Minha avó era de sobrenome Toaldo também. Ela era natural de Santa Maria e região da quarta colônia no RS. O avô dela, meu tata, veio de Molvena, comune perto de Marostica no Vêneto. Ah, interessante o que comentaram acima, pois minha esposa é de Nova Prata e acabo indo bastante na cidade. Não sei, mas imagino que haja algum grau de parentesco entre estes Toaldo. Abraço

      Excluir
    3. Gustavo, desculpa a demora em responder. Você sabe o nome do seu tata? se tiver mais informações sobre sua família para compartilhar, podemos quem sabe descobrir informações se há laços de parentescos. Obrigado por registrar seu comentário aqui no Blog.

      Excluir
  2. Olá Roberto,sei sim. O nome dele era Giuseppe Olindo Francesco Stefano Toaldo. Abraço e seguimos em contato!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Minha avó se chamava Anna Maria Bertolin Toaldo,casada com Pietro Toaldo.Moro na Itália a 15 anos e gostaria de saber se alguém sabe de qual cidade vem o meu bisavô Pedro? Li que a família da minha bisavó é da região de Marostica, gostaria de saber se alguém tem uma informação mais precisa pois quero ir visitar estes lugares.
    Obrigada
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, os documentos que possuo cujo casamento aconteceu em Bento Gonaçalves-RS, foi entre Pedro(pietro) Toaldo e Victoria Bertolin.
      Portanto imagino que o seu antepassado Pietro Toaldo, não é a mesma pessoa.

      Seus avós, Ana Maria Bertolin e Pietro Toaldo, são do Brasil?

      Um caminho para descobrir, é rastrear onde eles nasceram, quem foram seus pais, quando chegaram ao Brasil.
      Infelizmente eu não tenho informações de qual cidade os Toaldo vieram da Italia.

      Excluir
    2. Boa tarde,
      Meus bisavós casaram em Bento e,pelas minhas pesquisas são os mesmos citados por você. Tenho está foto deles, que eram os pais da minha avó Anna Maria Toaldo Colla. Estou programando de ir a Marostica e gostaria de saber se voce tem mais informações tais como livro de registro etc e,onde eles moravam.
      Muito obrigada

      Excluir
    3. olá, no caso da familia Bertolin, os principais docuemntos estão na igreja Santa Maria Assunta em Marostica.

      Sobre a Familia Toaldo, não tenho conhecimento. Se puderes passar mais informacoes sobre datas e outros nomes dos antepassados, posso ver se encontro alguma informacão para lhe auxiliar.

      Excluir
  4. Gustavo, Boa tarde o Vô Olinto era meu bisavô também, mande um email pra mim Aleksander.toaldo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Me chamo Guilherme Toaldo da Silveira.

    Sou neto de hildebrando benito Toaldo.
    Bisneto de Pedro Toaldo (pierin) e Michelina Colla Toaldo.
    Tataraneto de pietro Toaldo e michelina bertolini Toaldo.

    Todos estes antepassados estão sepultados em Nova Prata RS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, O Pedro Toaldo, que tenho registro, foi casado com Vitória Bertolin (irmã do meu tataravô Orazio Guiseppe Bertolin - ambiis filhos de Lorenzo Bertolin)

      Excluir
  6. Sou neta de Cleto Toaldo e Amália Paggi. Meu vó era irmã de Ana Toaldo Colla, casada com Benjamin Colla.Meu pai ( in memorian) Pedro Antônio Toaldo de Capinzal,SC.Meu vó Cleto veio de Nova Prata.

    ResponderExcluir
  7. Victorio Toaldo e Luiza Bertolin são meus tataravós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Luiza Bertolin era irmã do meu Tatarovô - Orazio Guiseppe Bertolin.

      Excluir
  8. Tem informações sobre Alexandre Bertolin e Odila Bertoli (nascida Moresko)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não tenho informações desse casal. Você consegue mais dados: Data e local de nascimento?

      Excluir