quinta-feira, 23 de junho de 2011

CHEGAMOS EM JANEIRO DE 1878




A FAMÍLIA BERTOLIN ESTÁ NO BRASIL HÁ 133 ANOS !
É ISSO MESMO. FINALMENTE ENCONTREI!

Graças a publicação do Arquivo Histórico Nacional encontrei a relação do navio que trouxe a familia BERTOLIN da Italia para o Brasil.

LORENZO BERTOLIN e MAGDALENA MORESCO, com os filhos MARIA, STELLA, ORÁZIO, LUIGIA, VICTÓRIA E ALEXANDRE, embarcaram no VAPOR ISABELA , no porto de GÊNOVA de onde zarparam, no dia 31 de Dezembro de 1877, com 842 Imigrantes Italianos a bordo, com destino ao porto de Vitória-ES, onde chegaram no dia 23 de Janeiro de 1878. Três dias depois, em 26 de Janeiro de 1878, o Vapor ISABELA atracou no porto do Rio de Janeiro-RJ.

Ainda não se sabe com certeza quanto tempo os imigrantes ficaram no Rio de Janeiro. A praxe era permanecer a quarentena na hospedaria, para depois seguir ao seu destino final.

Dali, a Família BERTOLIN, juntamente com outras famílias de imigrantes seguiram para PORTO ALEGRE-RS, de onde empreenderam uma cruzada épica até chegar à colônia DONA ISABEL, hoje cidade de Bento Gonçalves-RS.

Imagino que tenham chegado na serra gaúcha no mês de Abril de 1878.

Foram 4 meses de muito sofrimento desde a partida no porto de Genova, levando 27 dias navegando pelo atlântico, até o Rio de Janeiro, tempo de hospedaria, nova viagem de navio e após chegar em terras gaúchas, avançar em comboios de carroças e lombo de mulas até chegar no lote de terra adquirido por LORENZO BERTOLIN, na margem esquerda da Estrada Geral da colônia DONA ISABEL.

Há uma única certeza: LORENZO BERTOLIN, sua esposa MAGDALENA MORESCO e os filhos foram abençoados por Deus. Chegaram todos bem e com saúde.

Meu tataravô ORÁZIO GUISEPPE BERTOLIN, chegou ao Brasil com 14 anos de idade. Era o terceito filho do casal Lorenzo & Magdalena Bertolin.

Observação Importante: Na relação do navio consta apenas o primeiro nome. Assim Stella aparece como Magdalena e LUIGIA aparece como MARIA.

VICTÓRIA aparece como VITÓRIO. porém neste caso temos a comprovação do certidão de batismo na Itália e certidão de casamento no Brasil, onde confirma-se que trata-se de uma mulher: VICTÓRIA BERTOLIN, que foi esposa de PEDRO TOALDO.

Esta relação do navio comprova o que já se suspeitava. Como a maioria dos imigrantes Italianos que foram para o Rio Grande do Sul, a Familia Bertolin partiu de Gênova, desembarcou no RIO DE JANEIRO e depois seguiu para Porto Alegre-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário