Guerino Rineo Bertolin (meu avo) foi o primogênito de André Bertolin e Genoveva Giacomin. Nasceu em Passo Fundo-RS, em 16 de Dezembro de 1911. Faz parte da segunda geração da família no Brasil. Meu avô é neto de LORENZO BERTOLIN e MARIA MAGDALENA MORESCO casal patriarca que imigrou da Itália para o Brasil, em 1878.
Guerino Rineo Bertolin num discurso politico em Galvão-SC. |
Certidão de Reservista. Guerino chegou a ser convocado para servir na revolução de 1930. |
Na sua juventude Guerino se apaixonou e casou com sua prima Zilba Pacheco Bertolin. Minha avó era filha de Albertina Bertolin Pacheco, irmã de André Bertolin. O Enlace foi no dia 15 de Junho de 1935, na Vila Teixeira, hoje município de Taperaja-RS. Naquela época a Vila Teixeira pertencia ao município de Passo Fundo-RS.
Guerino Rineo Bertolin, década de 1960 |
Vô Guerino sempre foi empreendedor. Proprietário de uma Selaria, Comercio e produtor rural.
Na década de 1950, emigrou do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, engrossando o movimento de emigração dos gaúchos para o resto do Brasil, que iniciou naquela época, cujas marcas estão presente até hoje até na região norte do país. Naquela oportunidade buscavam novas oportunidades e escolheram a região do Meio Oeste do estado, no interior do Município de Tangará. Alguns anos mais tarde, já na década de 60, mudaram para o Sudoeste do Paraná, cidade de Mariópolis, onde eu nasci. Era um período que a região Oeste de Santa Catarina e do Paraná estavam sendo desbravadas. As cidades estavam sendo construídas e havia muita terra boa para produzir e oportunidades. Porém a falta de infraestrutura era um fator de grande dificuldade.
Mais alguns anos e nova mudança: Vô Guerino e Vó Zilba, voltaram para Santa Catarina,fixando residencia na cidade de Galvão. Era um período que a região Oeste de Santa Catarina e do Paraná estavam sendo desbravadas. As cidades estavam sendo construídas e havia muita terra boa para produzir e oportunidades. Porém a falta de infraestrutura era um fator de grande dificuldade.
Jorrnal da comunidade de Nova Fiume registra o empreendedorismo de Guerino Rineo Bertolin no ramos de Selaria |
Guerino e Zilba Bertolin tiveram 05 Filhos:
- ALCEU - ALGEU - ALFEU - ALGENES E ALTANEU.
Guerino e Zilba, no casamento da filha Algenes. No fundo, Meu Pai Afeu Bertolin com Minha mãe Deolide Brunetta |
Esta é a Ordem Genealógica da Família:
1. LORENZO BERTOLIN & Maria Magdalena Moresco
2. ORÁZIO GUISEPPE BERTOLIN & Sebastiana Alves Monteiro da Silva
3. ANDRÉ BERTOLIN & Genoveva Giacomin
4. GUERINO RINEO BERTOLIN & Zilba Pacheco Bertolin
5. ALFEU BERTOLIN & Deolide Brunetta Bertolin
6. ROBERTO IVAN BERTOLIN (este blogueiro) & Teresinha Rocha Cavalheiro
7. MATEUS BERTOLIN (meu filho)
Guerino Rineo Bertolin faleceu com 65 anos de idade, em 1976, na cidade de Galvão, SC.
Vô Guerino, Boi Brasino, eu e Meu Paí Alfeu Bertolin