Imigrante Italiano, nasceu em Pianezze, Itália, em 18 de Maio de 1834.
Casou com Maria Maddalena Moresco, no dia 23 de Fevereiro de 1854, na Igreja Santa Maria Assunta, na cidade de Maróstica - Vicenza, Itália.
O casal teve 06(seis) filhos, todos nascido na Itália.
- MARIA
- LUIGIA
- ORÁZIO GUISEPPE
- SETLLA
- VICTÓRIA
- ALEXANDRE
Sem perspectiva na Itália, que passava por uma grande crise econômica, LORENZO decidiu vir para o Brasil, fazendo parte assim, de um grande movimento de imigração que estava acontecendo após um acordo do Império do Brasil com o governo Italiano.
Assim, no dia 31 de Dezembro de 1877, a Família BERTOLIN zarpou do Porto de Gênova, abordo do vapor ISABELA, que foi comandado por Guilherme Villa.
No dia 23 de Janeiro de 1878, o navio atracou ao Porto de Vitória-ES. 03 dias mais tarde, em 26 de Janeiro de 1878, Desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, de onde, posteriormente, seguiram viagem para o Rio Grande do Sul.
Por ser colono, LORENZO BERTOLIN fixou residência na Colônia Dona Isabel - hoje cidade de Bento Gonçalves-RS. Teve como propriedade o lote 54 - na Estrada Geral - ala Leste - SA 118, com 445.005 m2.
Em Novembro de 1886, faleceu sua esposa Maria Maddalena Moresco.
Registro de óbito N. 35 - livro 07 - fls. 106/107 - no cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais, de Bento Gonçalves - RS. Detalhe importante: O Documento está registrado como LORENZO BERTOLINI - A INCLUSÃO DA LETRA "I" NO FINAL DO SOBRENOME DEVE-SE AO FATO DE QUE ESTE CARTÓRIO É MANTIDO POR DESCENDENTES DE REDOVINO BERTOLINI. Redovino BERTOLINI é filho de Orazio Guiseppe BERTOLIN e Sebastiana Alves Monteriro da Silva, portanto neto de LORENZO BERTOLIN. Redovino fez a alteração na grafia do Sobrenome, passando a assinar como BERTOLINI.
Portanto, esta grafia não caracteriza parentesco com a FAMILIA BERTOLINI, cuja origem também é italiana e com descendentes no Brasil.
Os documentos fornecidos pela Igreja Santa Maria Assunta, da cidade de Marostica na Itália confirmam o sobrenome de LORENZO e ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário