domingo, 30 de outubro de 2011

UM BERTOLIN COM UM PÉ NA GUERRA


Em 1930 o Brasil vivia  um período politico conturbado. Getúlio Vargas liderou a revolução que pôs fim à Republica velha. O país inteiro viveu momentos de aflição.
Os Jovens, em idade de prestar o serviço militar, deviam estar de prontidão. A qualquer momento poderiam ser chamados para engrossar os pelotões que dariam força aos novos ideais politicos que o Revolucionário gaúcho  Getúlio Dorneles Vargas liderava. Quem já estava nos batalhões cumprindo o serviço militar estava na iminência de marchar para o combate da revolução.
Meu avô GUERINO RINEO BERTOLIN viveu este tempo. Em 1930 ele iria completar 19 anos. Servia no 8o Regimento de Infantaria de Passo Fundo - RS.
Alí, como soldado,entre um treinamento e outro, vivia a expectativa de ser chamado para a frente de batalha. Os pelotões deveriam seguir de trem até Porto Alegre-RS.
Veio a  ordem: Todos de prontidão. O Jovem Guerino já imaginava o que viria pela frente, um tempo de guerra, de revolução, de luta para manter o país unido. Apostos na estação ferroviaria, pronto para  o que desse e viesse, aguardando apenas a hora do embarque. Derepente veio a mudança: Estava Dispensado ! Já havia  o contingente necessário. Guerino Rineo Bertolin estava dispensado. Continuaria no Regimento de Passo Fundo até  concluir o seu tempo.
Ao mesmo tempo que estava aliviado, retornava sem vivenciar  aqueles ideiais que norteavam a esperança de um novo tempo para  o Brasil.

Neste  post  o certificado de reservista de meu avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário