Pessoal,
O Sandro Bertolin postou um comentário no Blog, que tomo a liberdade de publicar em forma de post para dar maior visibilidade. Vejam o quer ele escreveu:
"Ola pessoal, desculpem a falta de acentuacao...e que nao disponho de um teclado em portugues. Olha, acho que tenho noticias sobre o ramo da familia que foi pro Parana...Meu nome e Sandro Bertolin sou nascido em Colombo Parana...Estive em Marostica e descobri sobre meus antepassados. Meu Tataravo se chama Lorenzo Bertolin, porem casado com Maddalena Lunardon. Nao sei suas datas de nascimento, mas sei que meu Bisavo, Angelo Bertolin, nasceu dessa familia em Fevereiro de 1858, casando-se com a idade de 19 anos em janeiro de 1878, com Erminia Mottin, na Igreja Santa Maria Assunta. Dessa uniao vieram os filhos Amadeu, Lorenzo, Giovani, Maddalena e Angela nascidos na Italia. Essa familia emigrou para o Brazil em 1877, ficando na hospedaria do emigrante em Paranagua por uma semana e foram transferidos para a Colonia Antonio Prado, hoje denominada Colombo, no estado do Parana. Meu Avo, Luis Reciere Bertolin, nasceu no Brazil em 1899."
Sandro:
Muito obrigado por sua colaboração. Vejam, a imigração se deu na mesma época que a minha famí8lia veio da Itália. A igreja de batismo em Maróstica é a mesma onde meus antepassados foram batizados. É possivel que haja grau de parentesco. Como escrevi em Outro post, meua tataravô sempre dizia: "UM DIA VOCÊS ENCONTRARÃO PARENTES NO PARANÁ"
Sandro, fique a vontade para continuar colaborando.
Abraços a toda Famiglia Bertolin !
Um certo dia, estava no consultório de minha dermatologista aguardando ser chamado. Quando a médica disse "Aurora Bertolin, pode entrar", rapidamente olhei para o lado direito e vi uma senhora, a única pessoa além de mim no recinto, e perguntei: "A senhora também é Bertolin?" Daí desenrolamos uma boa conversa, ao que ela me disse ser filha de Ruggieri Bertolin, que por sinal pertence a um outro ramo da Família Bertolin na cidade de Colombo/PR.
ResponderExcluirEla não soube me dizer com detalhes se tínhamos lá atrás algum grau de parentesco, mas é muito provável que sim. Talvez Lorenzo Bertolin (casado com Madalena Lunardon) seja irmão ou então primo de meu Tataravô Giacomo Bertolin (casado com Orsola Sweizer).
Quem sabe o Renato Bertolin pode nos ajudar nisso!?!?!
De qualquer forma, é muito gratificante saber que temos mais pessoas envolvidas nesta pesquisa. Pessoas que depositam seu carinho e atenção numa pesquisa que visa encontrar um "elo perdido". Mas como se diz em bom dialeto: "Pian, pian si va lontan..."
Arrivederci...