Nesta semana o Carlos Alexandre Bertolin, de Porto Alegre-RS, sugeriu que eu escrevesse também sobre o ramo da familia que descende do casal Alexandre Bertolin e Rosa Zanella e que em sua maioria permanece no Rio Grande do Sul. O Carlos Alexandre tem razão. Até hoje não postei nada sobre esta linha da família.
A Razão é que não disponho de informações, a não ser pequenos detalhes repassados pela minha avó, Zilba Pacheco Bertolin.
Além disso, O Harlay Bertolin gentilmente me entregou uma cópia com a relação de todos os descedentes de Alexandre Bertolin e Rosa Zanela.
Prometo ao Alexandre pesquisar e buscar informações para aqui publicar. Fica o convite para você que faz parte desta família contribuir, enviando fotos ou relatos.
Hoje vai uma pequena degustação com a relação da formação da família.
Alexandre Bertolin, é filho caçula de LORENZO BERTOLIN & MARIA MAGDALENA MORESCO.
Nasceu em1870, em Marostica, Vicenza, Italia. Portanto ALEXANDRE BERTOLIN era o irmão mais jovem de ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN, meu tataravô.
Alexandre Bertolin chegou ao Brasil com 7 anos de idade. Viajou de Gênova, Itália ao Rio de Janeiro, a bordo do navio ISABELA. Desembarcou no porto do Rio de Janeiro, juntamente com a família, no dia 26 de Janeiro de 1878.
Alexandre casou com a também Italiana, nascida em Vicenza, ROSA ZANELLA. Rosa nasceu em 1879, logo é 9 anos mais jovem do que Alexandre.
O Casal Alexandre e Rosa, tiveram 03(três) filhos:
- Primo Bertolin - Nasceu em 1897 e faleceu solteiro em 1918.
- Domingos Segundo Bertolin - nasceu em 1898 e faleceu em 1983 - Foi casado com GERILDA MONTEIRO.
- João Pedro Bertolin - nasceu em 1900 e faleceu em 1927, não deixando descendentes.
portanto toda a linhagem da familia de Alexandre Bertolin e Rosa Zanella, descende do casal DOMINGOS SEGUNDO BERTOLIN e GERILDA MONTEIRO.
um fato chama atenção: João Pedro Bertolin foi casado com Maria José Vigo da Silva. O casal não chegou a ter filhos e faleceram no mesmo dia: 16 de Setembro de 1927.
Por hoje é isso. Está aberto o espaço para contribuições.
um forte abraço à Familia BERTOLIN.
Agradeço ao Roberto pela postagem sobre os descendentes do Alexandre (Alessandro) Bertolin, meu bisavô. Por total falta de tempo ainda não a tinha visto.
ResponderExcluirUm grande abraço ao Roberto e sua família.
Alexandre Bertolin