Orazio Giuseppe Bertolin nasceu na cidade de Marostica - Vicenza - Italy, em 31 de agosto de 1863.
Foi batizado na paróquia Santa Maria Assunta - na cidade de Marostica - Vicenza IT. conforme certificado di Battesimo em arquivo 112 página 23.
Chegou ao Brasil em 1878. Desembarcou no porto do Rio de Janeiro-RJ no dia 26 de Janeiro de 1878 e, após período de quarentena, seguiu para o Rio Grande do Sul acompanhado dos pais Lorenzo Bertolin e Maria Magdalena Moresco, e dos irmãos Alexandre, Maria, Luigia,Stella e Victória.
Por serem colonos estabeleceram-se na Colonia Dona Isabel - Estrada Geral - Lote 54, hoje Bento Gonçalves-RS.
Casou-se com Sebastiana Alves Monteiro da Silva. Logo tiveram Cinco filhos(sendo que sua filha Magdalena Bertolin faleceu com dois anos de idade, conforme registro número 35 do livro C-2 do cartório de Lagoa Vermelha-RS).
Em seguida separaram-se. depois de um ano voltaram a ficar juntos, tiveram mais um filho(Redovino) e separaram-se definitivamente.
Orazio Giuseppe Bertolin (conhecido como Horácio Bertolin) não casou mais. Sempre trabalhou como construtor de muros, casas de pedras e túmulos. Junto com seu filho André Bertolin, seguiam a cavalo até a cidade de Palmas-PR , onde executaram muitos trabalhos. Viveu seus últimos dias na casa de seu neto Guerino Rineu Bertolin.
Os Filhos de Orazio e Sebastiana:
- André Bertolin
- Albertina Bertolin
- Magdalena Bertolin (Faleceu com 2 anos de idade)
- Anália Bertolin
- Vitório Bertolin
- Redovino Bertolini (Este incluiu um "i" no final do sobrenome)
Orazio Giusepe Bertolin, meu Tataravô, faleceu no dia 09 de Setembro de 1942, em Água Santa-RS. Hoje(Setembro de 2009)seus restos mortais estão no cemitério municipal de Galvão-SC.