domingo, 19 de abril de 2009

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA


Família Bertolin,


Este Blog tem o objetivo de reunir um pouco da história da família, identificar as origens e registrar a história destes homens e mulheres que deixaram a Itália em busca de novas perspectivas, mesmo diante de tantas incertezas e  num país longínquo e desconhecido.

O conteúdo aqui postado tem a pretensão de servir para aproximar as gerações da família Bertolin, que deixaram a comuna de Maróstica - Vicenza, Itália e aqui no Brasil estão construindo uma nova história, a quase 140 anos. 

Meu propósito é trazer conhecimento sobre nossas raízes, quem foram nossos antepassados e quem são  os dessedentes desta corajosa família de imigrantes que hoje se multiplicam Brasil a fora.

Esta Longa trajetória começou no dia 31 de Dezembro de 1877, quando  Lorenzo BERTOLIN e Sua esposa Maria Magdalena MORESCO e seus seis filhos embarcaram no Porto de Gênova, com destino ao Brasil.



Quem foram os Patriarcas:


Lorenzo Bertolin e sua esposa Magdalena Moresco, são os patriarcas que vieram da Itália para o Brasil. Junto vieram os filhos, Todos solteiros:


Maria Bertolin - Casou no Brasil no dia 15 de Novembro de 1879 com Francesco Ponticelli.

Setlla Bertolin - Casou no Brasil no dia 10 de Novembro de 1883, com Irineo Bertani.

Orazio Guiseppe Bertolin - Formou familia no Brasil com Sebastiana Alves Monteiro da Silva.

Luigia(luiza) Bertolin - Casou no Brasil no dia 16 de Novembro de 1889, com Victorio Toaldo.

Victoria Bertolin - casou no Brasil no dia 06 de Julho de 1891, com Pedro Toaldo (irmão de Victorio Toaldo).

Alexandre Bertolin, filho caçula  do casal, chegou no Brasil com apenas 7 anos de idade. Casou com Rosa Zanella.


Após um período de quarentena no Rio de janeiro, a Familia BERTOLIN  estabeleceu-se na Colônia Dona Isabel, Estrada Geral - Lote 54, hoje município de Bento Gonçalves-RS.


Orazio Giuseppe Bertolin, meu TATARAVÔ, nasceu na cidade de MARÓSTICA - Vicenza - Itália. Foi Batizado na paróquia Santa Maria Assunta, na cidade de MARÓSTICA, conforme CERTIFICADO DE BATISMO em arquivo 112 página 23.

Orázio se apaixonou e viveu com  SEBASTIANA ALVES MONTEIRO DA SILVA.  O casal teve 06(SEIS) filhos: ANDRÉ - ALBERTINA - MAGDALENA (esta faleceu com 02 anos de idade, conforme registro número 35, do livro C-2, do cartório de Lagoa Vermelha-RS) ANÁLIA e VITÓRIO(este faleceu solteiro) e REDOVINO.


Logo após o Nascimento de REDOVINO, o casal se separou. 

ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN  trabalhou como construtor de muros, casas de pedras e túmulos. Junto com seu filho ANDRÉ, seguiam a cavalo, do Rio Grande do Sul até Palmas-PR, onde executaram muitos trabalhos.
ORÁZIO BERTOLIN, viveu seus últimos dias na casa de seu neto GUERINO RINEO BERTOLIN (Meu avô) em Agua Santa - RS. Faleceu no dia 09 de Setembro de 1942, em Água Santa-RS. Seus restos mortais encontram-se no cemitério municipal de Galvão - SC.
REDOVINO BERTOLINI, filho  caçula de Orázio, viveu em Bento Gonçalves-RS. Por razão ainda desconhecida, teve uma alteração na gráfia do sobrenome, incluindo um "I" no final, passando a assinar REDOVINO BERTOLINI. 


Um comentário:

  1. Olá, sou Bertolin também e moro no Paraná, Curitiba, gostaria de saber mais sobre a chegada de nossos parentes aqui.

    ResponderExcluir