Orazio Giuseppe Bertolin nasceu na cidade de Marostica - Vicenza - Italy, em 31 de agosto de 1863.
Foi batizado na paróquia Santa Maria Assunta - na cidade de Marostica - Vicenza IT. conforme certificado di Battesimo em arquivo 112 página 23.
Chegou ao Brasil em 1878. Desembarcou no porto do Rio de Janeiro-RJ no dia 26 de Janeiro de 1878 e, após período de quarentena, seguiu para o Rio Grande do Sul acompanhado dos pais Lorenzo Bertolin e Maria Magdalena Moresco, e dos irmãos Alexandre, Maria, Luigia,Stella e Victória.
Por serem colonos estabeleceram-se na Colonia Dona Isabel - Estrada Geral - Lote 54, hoje Bento Gonçalves-RS.
Casou-se com Sebastiana Alves Monteiro da Silva. Logo tiveram Cinco filhos(sendo que sua filha Magdalena Bertolin faleceu com dois anos de idade, conforme registro número 35 do livro C-2 do cartório de Lagoa Vermelha-RS).
Em seguida separaram-se. depois de um ano voltaram a ficar juntos, tiveram mais um filho(Redovino) e separaram-se definitivamente.
Orazio Giuseppe Bertolin (conhecido como Horácio Bertolin) não casou mais. Sempre trabalhou como construtor de muros, casas de pedras e túmulos. Junto com seu filho André Bertolin, seguiam a cavalo até a cidade de Palmas-PR , onde executaram muitos trabalhos. Viveu seus últimos dias na casa de seu neto Guerino Rineu Bertolin.
Os Filhos de Orazio e Sebastiana:
- André Bertolin
- Albertina Bertolin
- Magdalena Bertolin (Faleceu com 2 anos de idade)
- Anália Bertolin
- Vitório Bertolin
- Redovino Bertolini (Este incluiu um "i" no final do sobrenome)
Orazio Giusepe Bertolin, meu Tataravô, faleceu no dia 09 de Setembro de 1942, em Água Santa-RS. Hoje(Setembro de 2009)seus restos mortais estão no cemitério municipal de Galvão-SC.
Prezado Roberto, Alves Monteiro da Silva em Lagoa Vermelha será família relacionada se Sebastiana Alves Monteiro da Silva for f.a de Marciano Alves Monteiro. Saudações.
ResponderExcluirCaro Marciano, Ainda não encontrei documentos de Sebastiana. Registros que encontrei dão conta de que ela era filha de Cyrillo Chaves da Silva com Anninha Alves Monteiro.
ResponderExcluirSe tiver novas informações a respeito, agradeço sua participação.
Ps.: desculpe a demora em publicar e responder. Prometo ser mais rápido nas próximas.
abraços,
Roberto;
Caro Roberto,
ResponderExcluirPela cronologia a citada Anna Alves Monteiro será muito possivelmente filha de Marciano Alves Monteiro c.c. Florentina Alves de Lima, casal cuja ascendência é razoavelmente conhecida. Se for o caso seria interessante se você tiver um email aonde eu possa contactá-lo. Saudações.
OK. meu e-mail é: rbertolin@ig.com.br
ResponderExcluirRoberto Bertolin/.
OI Roberto, Meu nome é Solange Celia Pacheco, sou bisneta da Albertina Bertolin, que casou-se com Laudelino Pacheco, meu Avo tem uma foto igualzinha a essa na sua casa, achei interessante a historia de nossa familia e acredito que somos parentes! gostaria de conhece-lo mais e saber mais de nossas histórias. Se puder entrar em contato, add no facebook Solange Pacheco de Mariopolis-Pr. abraço
ResponderExcluirOlá Solange!Sou neta de Redovino Bertolini,irmao de tua bisavó Albertina.Gostaria muito de poder ter teu contato pois no próximo ano estaremos reunindo nossa familia em comememoração aos 140 anos de sua imigração.Estamos reunindo os desecendentes!tentei achar teu perfil no Face mas não consegui.Meu nome e BERENICE PASIN TOMAZINI. Me add em teu face.Um grande abraço!
Excluir