Em Breve Vamos comemorar 140 anos da Chegada da família Bertolin ao Brasil.
Foi no dia 31 de dezembro de 1877, que o Patriarca LORENZO BERTOLIN e sua esposa MARIA MAGDALENA MORESCO, juntamente com os Filhos MARIA - STELA - LUIGIA -ORAZIO - VICTORIA E ALEXANDRE BERTOLIN, embarcaram no navio Isabela no porto de Gênova, Itália, e partiram com destino à nova pátria: BRASIL.
Chegaram no Rio de Janeiro no dia 26 de Janeiro de 1878. Após um período de quarentena, seguiram para a colonia Dona Isabel, no Rio Grande do Sul, hoje município de Bento Gonçalves.
Ali, juntamente com milhares de Italianos, recomeçaram a vida, com a esperança de construir tempos melhores para sua família e descendentes.
Foi um tempo duro. De sofrimento. De afastamento dos seus familiares que ficaram na Itália. Foi um tempo de desbravar para construir um futuro promissor, o que não era possível enxergar na Itália daquela época, que vivia dias da mais completa falta de perspectiva econômica.
Logo na chegada na Colonia, habitaram em tendas de lençóis. Depois, com algumas poucas ferramentas, começaram a abrir clareira na floresta para construir uma casa e iniciar as plantações. Se a terra era boa e promissora, faltava todo tipo de estrutura. Estradas , por exemplo. Do rio Jacui até alcançar a serra gaúcha - cerca de 78 kilometros, só era possível por meio de picadas. Ia-se a pé ou em lombo de mulas. Muitas vezes, demorava 12 dias para percorrer esta distancia. Só anos mais tarde foi aberta a primeira estrada, o que veio permitir o trafego de carroças para escoar a produção até o vale do rio dos sinos ou até Porto Alegre.
No incio do século XX, houve uma grande crise na região, causada por uma forte seca e ataque de gafanhotos. Muitos italianos ficaram na miséria, sem recursos e sem crédito.
140 anos depois, é possível perceber a trajetória épica e dar graças a Deus, por esses imigrantes destemidos, que enfrentaram todas as dificuldades para vencer aqui no Brasil. Eles foram fortes, viveram na esperança de um tempo melhor e por isso hoje estamos nós aqui.
É tempo de celebrar. Celebrar 140 anos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário