quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O CASAL ANDRÉ BERTOLIN E GENOVEVA GIACOMIN


André Bertolin, meu bisavô,  foi o primogênito do Casal Orazio Guiseppe Bertolin e Sebastiana Alves Monteiro. André, foi portanto, da  primeira geração de  Bertolin nascido no Brasil. O seu registro de Nascimento  diz que ele nasceu em Lagoa Vermelha - RS, no dia 14 de Maio de 1893.

Isso indica que Orazio Guiseppe Bertolin, que viveu sua mocidade em Bento Gonçalves-RS, assim que a família chegou da Itália, mudou de residencia na época que conheceu sua companheira Sebastiana. De fato, a partir desta data, os registros é de que tanto os herdeiros de Orazio, como os herdeiros de seu irmão mais novo, Alexandre Bertolin, todos fixaram residencia na região de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ibiaçá e Água Santa-RS.


Curiosidade: 


O Registro de nascimento de André Bertolin, só foi lavrado no dia 20 de abril de 1933, quando algumas semanas depois ele completaria 40 anos de idade. O Registro se encontra no Oficio do Registro Civil das Pessoas Naturais de Lagoa Vermelha-RS.
Alguns dias mais tarde, no dia 01 de Maio de 1933, a sua esposa, GENOVEVA GIACOMIN, tomou a mesma providencia e efetuou o seu registro de nascimento, no Cartório de registro Civil de Tapejara-RS.  
Supomos que algo legal exigiu  esta providencia de ambos, já que os dois estavam em idade avançada. 
Embora o registro civil de pessoas naturais, já existisse no Brasil desde 1850, somente 40 anos depois, com a chegada da Republica é que a Igreja oficial perdeu a primazia de oficiar os registros e o estado passou a ter esta atribuição. Porém, nos rincões do Brasil, a tradição de só fazer om registro de nascimento na igreja se manteve ainda por muito anos. É provável que, tanto os pais de André, quanto de Genoveva, não tiveram a preocupação ou talvez ainda não existiam cartórios de registros  estabelecidos na região na época em que as crianças nasceram. O Fato é que , só bem mais tarde, em 1933, é que eles foram registrados em cartório.




ANDRÉ BERTOLIN casou com GENOVEVA GIACOMIN, também filha de imigrantes italianos. O Enlace aconteceu no dia 01 de janeiro de 1910, conforme registro no livro 01, página 68, da Paróquia de São João Batista, em Nova Prata-RS. o celebrante foi o  Padre Antonio Seganfredo.

      
André Bertolin
Genoveva Giacomin

                                                       
ANDRÉ BERTOLIN faleceu em Água Santa-RS, no dia 27 de Fevereiro de 1953, com 60 anos de Idade.


O Casal teve 08 (oito) filhos:

- Guerino Rineo Bertolin  - Casado com sua prima Zilba Pacheco Bertolin  (Meus avós)
- Vitória Bertolin  - casada  com Elpidio Geten
- Ernesto Bertolin - casado com Ermelinda
- Gentil Bertolin - casado com Geni
- Vitório (Tio Neno) - casado com Olinda
- Otilia Bertolin - Casada com Raimundo Momo
- Erminia Bertolin - casada com Mário Vargas
- Antonio Bertolin - Casado com Maria Felini