domingo, 29 de outubro de 2017

SIAMO DI MAROSTICA, ITALIA

A Família Bertolin  que veio da Itália para  o sul do  Brasil, é  procedente da cidade de Maróstica, Vicenza, Itália.
É nesta pequena cidade do Veneto, que os registros de Casamento e Batismo da família BERTOLIN  se encontram. Exatamente na Igreja Santa Maria Assunta.  É  nos livros desta igreja que encontramos o registro de Batismo do meu tataravô ORAZIO GUISEPE BERTOLIN.

Orazio Giuseppe Bertolin (meu tataravô)  è nato a Marostica il 31 agosto 1863 e morì in Brasile il 9 settembre 1942

Alexandre Bertolin, irmão caçula de Orazio Giuseppe. Alexandre  è nato a Marostica il 09 agosto 1870 e morì in Brasile il  17 ottobre 1932

Victoria Bertolin Toaldo. irmã de Orazio e Alexandre.  è nato a Marostica il  11 agosto 1868  Si è sposato con Pedro Toaldo  in Brasile il 6 luglio 1891.







Italian Version:

La famiglia Bertolin che proveniva dall'Italia a sud del Brasile, viene dalla città di Maróstica, Vicenza, in Italia.
È in questa piccola città veneta che si incontrano i documenti del matrimonio e del battesimo della famiglia BERTOLIN. Esattamente nella Chiesa Santa Maria Assunta. E 'nei libri di questa chiesa che troviamo il record del Battesimo del mio  bisnonno ORAZIO GUISEPE BERTOLIN.



Nesta Mesma Igreja está o registro do casamento dos pais de Orazio Guiseppe Bertolin:   LORENZO  BERTOLIN E MARIA MAGDALENA MORESCO.

LORENZO E MARIA MAGDALENA imigraram para o Brasil, em 1878. Juntamente com milhares de Imigrantes italianos se estabeleceram na Colonia Dona Isabel, Hoje cidade de Bento Gonçalves-RS, no sul do Brasil. Partiram do Porto de Gênova no dia 31 de dezembro de 1877,a bordo do Navio Isabela.

Italian Version:

In questa stessa Chiesa è il registro del matrimonio dei genitori di Orazio Guiseppe Bertolin: LORENZO BERTOLINO E MARIA MAGDALENA MORESCO.

LORENZO e MARIA MAGDALENA immigrarono in Brasile nel 1878. Insieme a migliaia di immigrati italiani si stabilirono a Colonia Dona Isabel, oggi la città di Bento Gonçalves-RS, nel sud del Brasile. Uscirono il Porto di Genova il 31 dicembre 1877, a bordo della nave Isabela.


MARÓSTICA É A CIDADE DO  XADREZ

MARÓSTICA È LA CITTÀ DI PARTITA A SCACCHI

http://www.marosticascacchi.it/#1


La mia visita a Marostica nel 2012.

O nome Maróstica (talvez maris ostium: porta do mar) é de sentido misterioso e permanece indecifrável ainda hoje. Seus montes de fisionomia marcial se alternam com elevações férteis, onde vicejam cerejeiras, castanheiras e oliveiras. Prevalece o cultivo dos vinhedos altamente apreciado pelos homens antigos e por turistas modernos; produzem vinhos e uva apreciadíssimos por todos os que cultuam a alegria de viver. Na região, monumentos antigos atestam a existência da cultura e do poder romano, desde os tempos de Aníbal. Trata-se em geral de castelos em ruínas, edificados sobre os cumes dos montes. Em 735, em plena Idade Média, Maróstica abrigou Berengário de Friuli, que aí se fortificou à espera de hordas selvagens de húngaros. Bem mais tarde, no tempo dos príncipes scalígeros, com Gran Can della Scalla, Maróstica se fez definitivamente fortaleza para, a serviço da República de Veneza, abrigar guarnições permanentes. Não obstante sua vocação para a guerra, a cidade é rica em belas artes. A Igreja de Santo António se apresenta como uma perfeita pedra preciosa; a Pregação de São Paulo em Atenas tem grande valor artístico. É porem através das partidas de xadrez, realizadas com peças vivas no Campo Grande dos Exercícios Militares que Maróstica se fez conhecida e admirada em todo o mundo.




A praça se transforma em tablado, e os atores, vestidos de branco e de negro, como era a moda da aristocracia veneziana, usam armas e jóias da época, copiadas de quadros contemporâneos por artistas italianos.
Tanto o enredo como os movimentos surpreendentes desse jogo de xadrez são previamente estudados e planejados por campeões internacionais. A execução segue ordens, transmitidas do alto de uma tribuna, no antigo idioma da República de Veneza que, alias, muito se assemelha ao dialeto dos imigrantes italianos do Rio Grande do Sul. 0 script, imaginoso e brilhante, é composto por escritores que trabalham para o cinema italiano ou internacional. A execução toda, incluindo musica, canto e bailado, brota da alma campesina da gente de Matóstica, sob a orientação de mestres contratados pelo Instituto do Turismo Italiano.

COMISSÃO ORGANIZADORA ESTÁ PREPARANDO NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO

A comissão organizadora está trabalhando para preparar o nosso Primeiro Encontro, onde vamos celebrar  os 140 anos de imigração da Família Bertolin  ao Brasil. A escolha da cidade de Bento Gonçalves-RS  para sediar o encontro, se deve ao fato de foi lá que a Família de Lorenzo Bertolin se estabeleceu quando chegou da Itália, no inicio de 1878.

Voce é BERTOLIN ou descendente de alguma família Bertolin?  Venha celebrar conosco. Todos são bem vindos.

Maiores informações sobre o PRIMEIRO ENCONTRO DA FAMÍLIA BERTOLIN pode ser obtido pelo email: rbertolin2@gmail.com






Il comitato organizzatore sta lavorando per definire tutti i dettagli del nostro primo incontro, dove celebreremo i 140 anni di immigrazione della famiglia Bertolin in Brasile. Il primo passo era quello di scegliere la città di Bento Gonçalves-RS per ospitare la riunione. Fu lì che la Famiglia di Lorenzo Bertolin si stabilì quando arrivò dall'Italia, all'inizio del 1878.

ti informiamo come partecipare.

Sei connesso con BERTOLIN? Benvenuti nella nostra riunione.




sábado, 14 de outubro de 2017

FILHOS DE ORAZIO GUISEPPE BERTOLIN E SEBASTIANA ALVES MONTEIRO


Orazio Guiseppe Bertolin  Nasceu em Marostica, Itália, no dia 31 de Agosto de 1863. Imigrou para o Brasil juntamente com sua família. Chegou no Rio de Janeiro no dia 26 de Janeiro de 1878, com 14 anos de idade.

Logo, estaria vivendo a nova realidade da "MÉRICA" na Colonia Dona Isabel, hoje Municipio de Bento Gonçalves - RS.

Foi ali que o Italiano Orazio conheceu uma brasileira de beleza singular que imediatamente arrebatou o seu coração. A Moça chamava-se SEBASTIANA ALVES MONTEIRO.   Formaram família e viveram bons anos juntos. Mas chegou um momento que o Relacionamento ruiu. Após um breve tempo separados, tentaram retomar, mas não teve acerto. Sebastiana Foi embora definitivamente. Uma história de separação que deixou marcas por muitas décadas.

Em abril de 2018, teremos o primeiro encontro da Família Bertolin. De certa forma, será uma oportunidade de reencontro para os descendentes que se multiplicaram - mas nunca tiveram  aproximação familiar.

Com certeza será um momento de emoção, de alegria e restabelecer  os laços da família.

Orazio Guiseppe Bertolin


O Casal  Orazio e Sebastiana teve 06(seis) Filhos:

- André Bertolin - Nasceu em 14 de Maio de 1893, em Laga Vermelha - RS. Meu Bisavo.

- Anália Bertolin, Casou com Juanito TOSON

- Vitório Bertolin ( Faleceu ainda Solteiro)

- Magdalena Bertolin (  Nasceu em 1896 em Lagoa Vermelha e faleceu aos dois anos de Idade,  no dia 24 de Setembro de 1898).

- Albertina Bertolin - Minha Bisavó - Nasceu em 1897  em Lagoa Vermelha - RS. Casou com Laudelino Pacheco

-  Redovino BERTOLINI

abaixo as fotos dos irmãos André, Albertina e  Redovino:

Redovino Bertolini
André Bertolin
Albertina Bertolin Pacheco



André Bertolin casou com Genoveva  Giacomin. O Enlace aconteceu no dia 01 de Janeiro de 1910, conforme está registrado no livro de Casamentos 02, folha 68 - da Paróquia de São João Batista de Nova Prata - RS.


Genoveva Giacomin Bertolin

André Bertolin e Genoveva Giacomin Bertolin tiveram 08 (oito) Filhos:

- Guerino Rineo Bertolin ,  Casou com sua prima Zilba Pacheco Bertolin

- Vitória Bertolin, Casou com Elpidio Geten

-  Ernesto Bertolin, Casou com Ermelinda

- Gentil Bertolin, Casou com Geni

- Vitório Bertolin, Casou com  Olinda

- Otilia Bertolin, Casou com Raimundo Momo

- Erminia Bertolin, Casou com Mário Vargas

- Antonio Bertolin, Casou com Maria Felini.
-

domingo, 8 de outubro de 2017

MEMÓRIA: OS 80 ANOS DE SEGUNDO BERTOLIN


Olá Grande Família Bertolin.


Neste Post trazemos  mais um fragmento da história da Família Bertolin aqui do sul do Brasil.

SEGUNDO BERTOLIN foi filho de ALEXANDRE BERTOLIN e  ROSA ZANELLA. Faz parte da primeira geração dos BERTOLIN nascidos no Brasil. SEGUNDO era primo do meu bisavô ANDRE BERTOLIN.

Gerilda Monteiro e Segundo Bertolin


A Foto abaixo é um registro do aniversário de 80 anos de SEGUNDO BERTOLIN, ocorrido em Outubro de 1978, em Passo das Pedras - RS.

A foto é uma colaboração de Marisabel Scortegagna, Rosana Bertolin e Telma Elita Bertolin.

No Registro fotográfico,  SEGUNDO BERTOLIN está acompanhado de sua esposa GERILDA MONTEIRO e seus netos. O casal teve  11 (onze) filhos.

São eles:


1 - ALTAIR BERTOLIN  - Nasceu em Lagoa Vermelha, em 02 de Fevereiro de 1928.
      Casou com Loreci Rezende.

2 - DÉCIO BERTOLIN - Nasceu em 07 de abril de 1929, em Passo Fundo-RS.
      Casou com Renê Bernadete Godoy.

3 - HARLAY BERTOLIN - Nasceu em 22 de Julho de 1931, em Passo Fundo-RS.
     Casou com Iris Jaeger.

4 - IOLANDA BERTOLIN SCORTEGAGNA  - Nasceu em 07 de Novembro de 1932, em Passo Fundo-       RS. Casou com Alberto SCORTEGAGNA.

5 - EVANGELINO ALEXANDRE BERTOLIN - Nasceu em 14 de Abril de 1934, em Passo Fundo-RS.
      Casou Judite Ouro.       

6 - ZÉLIA BERTOLIN - Nasceu em 22 de Março de 1935, em  Passo Fundo-RS.

7 - JOSÉ PEDRO BERTOLIN - Nasceu  em 05 de fevereiro de 1938, em Passo Fundo-RS.

      Casou com Edite Capra.

8 - LUDOLFO BERTOLIN - Nasceu em 29 de Março de 1940, em Passo Fundo-RS.
      Casou com Wilde Noro.

9 - MARIA LÚCIA  BERTOLIN DALL'OGLIO - Nasceu em 06 de Março de 1943, em Passo Fundo-RS.
      Casou com Martinho Dall'Oglio. 

10 - MARIA LÉLIA BERTOLIN SAGGIORATO - Nasceu em 06 de Março de 1943, em Passo Fundo-RS

       Casou com Selestiano Saggiorato.

        Como pode-se observar, Maria Lúcia e Maria Lélia são Gemeas.


11 - ALTAMIR BERTOLIN , Nasceu em 30 de Agosto de 1947, em Passo Fundo.
       Casou com Mirian Rech.


 80 anos de SEGUNDO BERTOLIN - Passo das Pedras - RS - Outubro de 1978


Os Netos:

Primeira Fila, da Esquerda para Direita: Luis André Saggiorato - Martinho Dall'Oglio Junior - Marcelo Dall'Oglio (de colete) - L Gustavo Bertolin (Blusa Vinho e calça Xadrex) - Jairo Saggiorato - Claudia Bertolin - Luciane Scortegagna Pedra.

Segunda Fila, Da esquerda para Direita: Claudio Bertolin (Camisa branca, gola azul) Marcos Dall`Oglio - Margarete Dall'Oglio - Rodrigo Saggiorato - Marcia Regina - Everton Saggiorato  e Telma Elita Bertolin (Blusa Rosa).

Terceira Fila, da esquerda para Direita: Tania Marisa Scortegagna de Almeida - César Saggiorato - Eduardo Scortegagna - Fernando Scortegagna - Rubens Bertolini - Marisabel Scortegagna - Alexandre Bertolin - Edison Scortegagna  e Edimar Alberto Scortegagna.