Informazioni di famiglia BERTOLIN in BRASILE. Origine Cittá di Marostica, provincia di Vicenza - Italia. Arrivati in Brasile nel 1878.
domingo, 31 de julho de 2011
QUEM FOI ALBERTINA BERTOLIN PACHECO
Albertina Bertolin Pacheco é filha de Orazio Guiseppe Bertolin e Sebastiana Alves Monteiro. Nasceu em 1897 em Lagoa Vermelha – RS.
Na década de 1920, foi Professora, lecionando em casa, no município de Protásio Alves-RS. Mais tarde foi a primeira professora na escola de Santa Cecília(pequena localidade no município de Água Santa - RS). Aos 14 anos de idade, Albertina casou com Laudelino Pacheco, no dia 15 de Julho de 1911. LAUDELINO foi um polivalente alfaiate, depois delegado e finalmente Farmacêutico Albertina e Laudelino são meus Bisavós.
Em 1911, VÔ LAU , era Alfaiate na cidade de Lagoa Vermelha-RS. Depois foi delegado de policia em Protrásio Alves-RS. Em 1922, foi dono do cartório nesta mesma cidade gaúcha.
Por volta de 1923 ou 1924, retornou à Lagoa Vermelha-RS e passou a atuar com Farmacêutico. Com o objetivo de obter conhecimentos na área da saúde, O Sr. Laudelino Pacheco, fez um Curso em Porto Alegre - RS.
Mais tarde, Vô Lau e Vó Albertina mudaram-se para a Comunidade de Santa Cecília.A família Pacheco residiu ainda na localidade de Rio Ligeiro, próximo à Lagoa Vermelha – RS e depois na cidade de Ibiaçá - RS.
Na década de 1950, Vô Lau e Vó Albertina foram residir em Mariópolis, no estado do Paraná.
Albertina, é minha Bisavó. Sua Filha ZILBA PACHECO casou-se com seu primo-irmão GUERINO RINEO BERTOLIN , que são meus avós paternos.
Albertina Bertolin Pacheco faleceu no dia 23 de Junho de 1990, na cidade de Cruzeiro do Iguaçú - PR.
Na foto deste post, Vó Albertina, Vó Zilba, Tia Algenes e minha prima Paula Pagliosa.
sábado, 30 de julho de 2011
MAIS UMA PÉROLA!
Vejam que Maravilha!
Você imagina quem é a garotinha que está de pé na foto deste post?
Tá difícil? Quer uma dica?
A foto foi tirada na década de 1920.
Aos poucos os baús vão se abrindo.
É como uma película rodando no projetor, cada quadro que passa, ajuda revelar a história.
Então, já sabe?
Pois é, trata-se da D. ZILBA PACHECO BERTOLIN, a minha vó paterna.
A foto é um presente precioso que a Tia ALGENES BERTOLIN PAGLIOSA trouxe-me numa visita recente. O tempo deixou marcas na foto original, mas nada que o photoshop não consiga recuperar.
A VÓ ZILBA nasceu em 04 de Julho de 1918, em Protásio Alves-RS. Era filha de LAUDELINO PACHECO E ALBERTINA BERTOLIN.
Zilba, casou com o primo-irmão, GUERINO RINEO BERTOLIN, filho de André Bertolin que era irmão de Albertina Bertolin.
Registro aqui o meu agradecimento à Tia ALGENES por esta contribuição espetacular. Esta e mais 14 fotos antigas que ela me repassou. Assim que tiver todas as identificações faremos as postagens.
Alô Família Bertolin do Rio Grande do Sul, entre as fotos que a tinha Algenes me entregou tem relíquias de vocês. Vou precisar auxílio para identificar. Quem se habilita ?
Abraços a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)